Are you looking for information about offers, devices or your account?

Please choose your local Vodafone website

Como funciona o DreamLab?

E se ajudar na luta contra doenças fosse tão simples como ir para a cama?

A aplicação DreamLab, desenvolvida pela Fundação Vodafone, ajuda-o a fazer exatamente isso. Disponível para os sistemas operativos iOS, a partir da App Store, e Android, a partir do Google Play, a aplicação usa o poder de computação do seu smartphone, para resolver problemas de investigação mais rapidamente, com vista o combate de doenças.

Como funciona o DreamLab?

Pense no seu smartphone como um computador pequeno, mas potente. Quando está inativo, como quando está a dormir à noite, essa potência fica por explorar. Através do DreamLab pode usar esse poder para o bem, acelerando investigação médica vital.

Cada telemóvel descarrega pequenos problemas de investigação e calcula-os. Os resultados desses cálculos são, posteriormente, enviados para as equipas de investigação.

O que é que o DreamLab está realmente a resolver?

Os nossos parceiros de investigação colocaram enormes projetos de investigação na nuvem do DreamLab. Cada Projeto tem milhões (em alguns projetos pode ter até 26 milhões!) de diferentes microproblemas que necessitam de ser calculados, de forma a compreender e dar sentido aos dados recolhidos.

Quando ativa o DreamLab, está a descarregar um desses problemas e a contribuir para a sua resolução, usando o poder de computação do seu telemóvel.

O telemóvel de cada pessoa trabalha num problema diferente, embora haja uma duplicação de cada tarefa (o mesmo problema é resolvido por duas pessoas diferentes), como forma de garantir a exatidão dos resultados enviados para os nossos parceiros de investigação.

O DreamLab está atualmente focado em acelerar a investigação realizada ao nível do combate ao coronavírus e cancro. Alguns dos projetos visam identificar os medicamentos existentes que poderiam ser reorientados para o tratamento do coronavírus ou do cancro (no caso de medicamentos já em uso terapêutico, a sua aprovação para utilização como terapêutica acarreta menos riscos, custos substancialmente inferiores e envolve prazos mais curtos do que, comparativamente, com o prazo necessário para o desenvolvimento de medicamentos completamente novos). Outros projetos visam uma melhor compreensão do cancro com base no perfil de ADN do paciente, em vez do tecido em que o seu cancro se inicialmente desensolveu.

A combinação de uma grande comunidade de utilizadores do Dreamlab e a análise big data permite que esta forma revolucionária de investigação seja possível de ocorrer.

Como é que o DreamLab usa os dados móveis?

Como o DreamLab necessita de fazer o download e o upload dos problemas de investigação armazenados na nuvem, é necessária conexão à internet para que a aplicação funcione. O utilizador pode definir se aplicação funciona através da sua rede Wi-Fi ou rede de dados móveis.

O controlo está do lado do utilizador, podendo o mesmo definir o limite de contribuição mensal de dados a doar. O DreamLab irá resolver os problemas de investigação até que o limite de contribuição definido seja atingido. Quando tal acontece, a aplicação só retomará a resolução dos problemas quando se iniciar o próximo ciclo mensal.

Para os Clientes da Vodafone Portugal, quando conectados a uma rede Vodafone, os dados utilizados pelo DreamLab não serão taxados.

DreamLab e a sua privacidade

O DreamLab não acede a informação pessoal no seu telemóvel.

Tal como outras aplicações que descarrega e utiliza, esta nem tem permissão, nem pode obter acesso a outras partes do seu telemóvel. Esta simplesmente utiliza o poder de computação do telemóvel para resolver cálculos.

Não precisa, igualmente, de fornecer qualquer informação pessoal para configurar e utilizar o DreamLab no seu telemóvel.

Note que, nos dispositivos Android, a aplicação pede acesso a 'fotos, ficheiros media e ao armazenamento de ficheiros' para guardar temporariamente os pequenos problemas de investigação enquanto estes são calculados pelo seu telemóvel. O DreamLab só terá acesso a estes problemas nas listas de ficheiros do seu telemóvel, não tendo acesso às suas fotografias ou ficheiros media.

Os dados dos doentes com cancro que descarrega para calcular são anónimos e desidentificados para fins de investigação.

O DreamLab é uma forma fácil de fazer a diferença. É tão simples que pode fazê-lo de olhos fechados.

Ao simplesmente descarregar a aplicação e carregar o seu smartphone enquanto dorme, estará a ajudar a acelerar a investigação médica. Quanto mais pessoas utilizarem a aplicação, mais rápido a mesma funciona, permitindo que as investigações no combate ao coronavírus e cancro também ocorram mais rapidamente.

Faça o download do DreamLab através da App Store, no sistema operativo IOS, ou através do Google Play, no sistema operativo Android.

O DreamLab é uma iniciativa da Fundação Vodafone. Os servidores do DreamLab estão alojados na Amazon Web Services. A aplicação foi construída pela equipa inteligente da Transpire.