O que é que se pretende atingir com a Fase 2 do Projeto Cell Identity Hunter?
Obrigada a todos os que estão a contribuir para acelerar a investigação da Fase 2 do Cell Identity Hunter! Este projeto tem como objetivo caracterizar o ecossistema tumoral e compreender a relação existente entre as células tumorais e o Sistema Imunitário. Isto é possível devido à utilização e combinação de três abordagens distintas, recorrendo a tecnologia de ponta, por parte da Associação Italiana para a Investigação do Cancro (AIRC):
- A equipa da AIRC irá caracterizar o ecossistema tumoral, através da identificação da natureza de cada uma das células que o constitui. Para tal, irá adotar uma abordagem inovadora designada de transcriptoma de célula-única e irá mapear as redes de comunicação entre essas células, nos principais tipos de tumores existentes na espécie humana.
- A equipa irá integrar uma quantidade elevada de informação, recorrendo a uma estrutura computacional ad hoc, com o intuito de revelar quais as vulnerabilidades das células do ecossistema tumoral, identificando novos alvos para restaurar a imunidade anti tumoral.
- De forma a avaliar a relevância dos alvos identificados, a equipa da AIRC irá recorrer a organoides, novos modelos 3D que têm a capacidade de se auto-organizar em estruturas ordenadas e que preservam características semelhantes ao tecido humano de que derivam, tais como a heterogeneidade celular e algumas das funções específicas do sistema original, comportando-se como um avatar.
Qualquer smartphone ou computador Mac que seja utilizado para acelerar a investigação da Fase 2 do Projeto Cell Identity Hunter, utilizando a App DreamLab, será uma ferramenta fundamental na identificação das células tumorais e, através do contributo de todos os utilizadores da aplicação, a equipa da AIRC irá desenvolver um conhecimento mais aprofundado ao nível dos ecossistemas tumorais, de forma a identificar curas eficazes no combate a cancros específicos.